"As sete regras de ouro da Ecocardiografia", por Dr. Nathan Herszkowicz.
leia mais

Ecocardiografia na Prática Clínica. Problemas e Soluções.
leia mais

Curso de Ecocardiografia para médicos intensivistas
leia mais

 

Área valvar mitral (PISA)
PISA significa Proximal Isovelocity Surface Area.

O fluxo de sangue converge para um orifício estenótico formando hemiesferas de isovelocidade.

Baseado no princípio de conservação da massa, o fluxo que acelera em direção a um orifício estenótico é laminar, formando múltiplas hemiesferas concêntricas de igual velocidade (isovelocidade). O princípio de conservação da massa estabelece que o volume de fluxo que passa através dessas hemiesferas de área conhecida é o mesmo que passa através da área do orifício estenótico. Portanto, à medida que o fluxo converge em direção ao orifício estenótico aumenta gradativamente a sua velocidade. Pode-se dizer, então, que se conhecermos a área de uma das hemiesferas, conheceremos a área estenótica.


   

 


Passos:

1- Otimizar o fluxo em cores diminuindo o PRF até obter um número de Nyquist (velocidade do aliasing) igual ou maior a 0,40 m/s (VR, que corresponde ao valor exibido ao lado da barra de referência da cor).

2- Aproximar com zoom a face atrial da valva mitral onde se formarão as hemiesferas. Pela forma afunilada da região de convergência, deve-se levar em consideração o ângulo entre as cúspides quando a VR for menor a 0,40 m/s.

3- Registrar a região de convergência e congelar a imagem no quadro que melhor desenhe as hemiesferas. Medir o raio da hemiesfera (r) entre a região da vena contracta e o primeiro aliasing (inversão da cor).

4- Registrar o fluxo mitral com Doppler contínuo espectral e medir a velocidade máxima, em m/s.

5- Aplicar a equação: AVM (cm²) = 2 pi r² . (VR / Vmax) . (Ângulo / 180 graus).  Onde, 2pi.r² é a área da hemiesfera e r o raio da mesma, em cm. VR é a velocidade do aliasing (número de Nyquist) em m/s. Vmax é a velocidade máxima do fluxo estenótico, em m/s. Ângulo é o ângulo formado pelas cúspides da valva mitral, pelo lado atrial, em graus.

Os esquemas foram obtidos na página web da American Society of Echocatdiography (www.asecho.org).

voltar

 
 
 
 
Cursos Unieco - Direção: Nathan Herszkowicz
Rua Peixoto Gomide 515 Conjunto 54 - Centro Médico Peixoto Gomide
Cerqueira Cesar (Metrô Trianon) - CEP: 01409-001 - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3758-3381 | (11) 3596-3337
Desenvolvimento: Interpágina